Outsourcing ou terceirização, ou subcontratação de serviços
1. O que é o Outsourcing?
Outsourcing ou terceirização, ou subcontratação de serviços - é uma forma de contratação no qual uma empresa contrata outra empresa para a realização de determinados serviços ou mesmo para desempenho funções de produção. Normalmente, recorre-se a empresas externas com o intuito de reduzir custos e criar uma desresponsabilização dos Clientes para com os Trabalhadores que trabalham dentro das suas instalações.
2. Quais as desvantagens do Outsourcing para os Trabalhadores?
Permite aos Clientes que contratem apenas utilizados quando necessário, o que representa uma maior precariedade e incerteza seja salarial seja no que diz respeito aos horários de trabalho para os Trabalhadores que estão nestas condições;
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Permite que os Cliente adquiram os serviços com horários fracionados como se estivessem a comprar batatas, o que leva a enormes dificuldades á conciliação da vida familiar com a vida profissional dos Trabalhadores neste regime;
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Reduz o número de Trabalhadores;
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Aumenta a instabilidade dos Trabalhadores pois tanto a empresa como os responsáveis do Cliente querem poder “mandar” nos Trabalhadores;
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Aumenta a competitividade e é exatamente por este motivo que nos concursos são aplicados valores que mal chegam para pagar os salários o que se traduz nos incumprimentos que todos conhecemos e que temos de combater.
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Cria uma situação de prejuízo dos Trabalhadores neste regime em comparação com os Trabalhadores do Cliente, pois origina uma descriminação salarial e nos direitos para com estes Trabalhadores
3. Quais as áreas de Outsourcing?
No que diz respeito à subcontratação de empresas, existem vários exemplos de Outsourcing:
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Vigilância Privada;
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Limpeza e facility services;
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Recolha e Tratamento de Resíduos Urbanos
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Call centers;
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Serviços técnicos e de manutenção vários;
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E muitos outros, pois cada vez mais os Clientes deste tipo de contratação tentam passar as responsabilidades que deveriam ser próprias para outras empresas.
4. Como combatemos o Outsourcing?
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Reivindicando a integração dos Trabalhadores nos quadros do Cliente, sempre que possível.
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Reivindicando a aplicação do princípio do tratamento mais favorável.
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Exigindo Justiça Respeito e Dignidade para todos os Trabalhadores