Informação para todas as Trabalhadoras e Trabalhadores da Euromex a trabalhar na ULS - Matosinhos
Informação para todas as Trabalhadoras e Trabalhadores da Euromex a trabalhar na ULS - Matosinhos
(Hospital Pedro Hispano)
O STTEPS marcou uma greve para o dia 24 e 31 de dezembro com o objetivo de conseguir o direito às Tolerâncias de Ponto para os Trabalhadores de Limpeza Hospitalar da ULS - Matosinhos.
O STTEPS, a EUROMEX e a ADMINISTRAÇÃO da ULSM reuniram no sentido de afinar algumas questões levantadas pela EUROMEX, visto que a EUROMEX aceitou o acordo proposto logo que o STTEPS o apresentou, contudo existiam questões relacionada com penalizações contratuais que necessitavam ser atendidas pela ULSM.
Assim sendo, todos os Trabalhadores da ULS - Matosinhos passam a ter direito a todas as tolerâncias de ponto da mesma forma que os trabalhadores do próprio Hospital, terminando com a discriminação existente.
Texto do Acordo da Tolerâncias
- A EUROMEX acorda que são extensíveis ao seu pessoal a prestar serviços na ULSM as tolerâncias de ponto concedidas aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do estado, sejam elas centrais, ou não. Os trabalhadores que neste dia sejam essenciais à execução dos serviços, gozarão a folga compensatória num período máximo de 30 dias, conforme calendarização a efetuar pela empresa prestadora de serviços.
- A ULSM acorda que, nos dias de tolerância de ponto concedidas ao abrigo do ponto anterior, o plano de horas a executar pela empresa prestadora de serviços é igual ao de um domingo ou feriado, pelo que o número de recursos humanos a afetar é equivalente aos necessários para os turnos da manhã, tarde e noite de domingo ou feriado.
- A ULSM acorda que nos dias de tolerância de ponto ou folgas de compensação concedidas ao abrigo dos pontos anteriores, as ausências dos trabalhadores não serão consideradas absentismo.
Para além disso, todos os trabalhadores que trabalham feriados, passam a ganhar no mínimo a 175% por cada feriado.
A Conquista destes dois direitos só é possível com a persistência do STTEPS apoiado na confiança dos trabalhadores que depositaram na Direção a sua força reivindicativa para podermos alcançar mais e melhor.
Também o Cliente teve uma posição sensível às trabalhadoras de Limpeza Hospitalar e exatamente por esse motivo se comprometeu a validar este direito com a Euromex.
Desta forma suspendemos o pré-aviso de greve agendado, concluído com sucesso mais este processo reivindicativo.
A DIREÇÃO NACIONAL DO STTEPS DESEJA UM SANTO NATAL E UM EXELENTE ANO DE 2025 A TODOS OS TRABALHADOTES.