Informação aos Trabalhadores do Setor da Limpeza Industrial

GREVE HIGHPOINT ESEP

DIA 20 a dia 31 de JANEIRO 11 DIAS DE GREVE

CONCENTRAÇÂO DE DENÚNCIA E PROTESTO DIA 21 DAS 10:30 ÀS 12:30 NO ESEP – ESCOLA SUPERIOR DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Amanhã, dia 21 de janeiro, o STTEPS irá realizar uma ação de denuncia e protesto entre as 10:30 e as 12:30 em frente à ESEP – Escola Superior de Enfermagem do Porto.

Esta concentração tem o objetivo de denunciar a empresa HighPoint que tem atrasado o pagamento dos salários nos últimos meses, estando em atraso até ao dia de hoje o pagamento do salário de dezembro.

Esta ação tem por objetivo também denunciar a postura da ESEP que sabendo do que se passa e do desespero das Trabalhadoras com enormes dificuldades, incumprindo inclusive as suas obrigações financeiras, devido aos salários em atraso, como pagamento de rendas, energia e água, nada fez para resolver o problema de forma definitiva.

A HighPoint assumiu estar em PER - Processo Especial de Revitalização, esta empresa tem histórico de salários em atraso em outros locais como a CP, compreendemos que a empresa esteja a passar por dificuldades, contudo os Trabalhadores não têm responsabilidade sobre isso e necessitam dos seus salários.

A ESEP tem tido uma postura de pagar pontualmente as faturas à empresa prestadora de serviços, contudo não chega para resolver a questão.

Realizaram-se já várias reuniões na DGERT no sentido de tentar resolver este problema, contudo é essencial que o Cliente avance para uma mudança de empresa, pois só assim as trabalhadoras poderão ter uma perspetiva de um final do mês sem a angústia de saber se vão ou não receber os seus salários.

No ESEP já existe também um histórico de não pagamento de salários devido a contratarem empresas pouco referenciados no mercado, culpa dos baixos valores previstos nos concursos público.

A contratação pública tem servido de argumento para não mudar a empresa, para se aceitar a empresa com preço mais baixo (depois quem sofre são os Trabalhadores) o que se traduz em maiores probabilidades de problemas destes.

Na última reunião na DGERT, no passado dia 16, a HighPoint comprometeu-se a informar até dia 19 do que aconteceria no futuro com os salários destes trabalhadores, tendo respondido apenas no dia 20 dando nota que não conseguiu resolver o problema. Também a ESEP se comprometeu, seja a representante da Escola, seja a representante da Universidade do Porto, em dar uma resposta até dia 19 sobre os passos que dariam para resolver o problema o que não aconteceu.

Assim sendo não resta outra opção se não avançar para a luta, está marcada uma greve desde o dia 20 até dia 31 de janeiro e que caso a situação não se resolva irá continuar em fevereiro e vai-se realizar uma concentração de denuncia e protesto no Cliente em solidariedade com as Trabalhadoras de Limpeza deste local.

Todos os Trabalhadores que se queiram ou possam solidarizar juntem-se a nós amanhã dia 21 às 10:30 na ESEP

LUTAREMOS SEMPRE POR JUSTIÇA RESPEITO E DIGNIDADE!!!