O STTEPS APELA A TODOS OS TRABALHADORES QUE VOTEM NO PRÓXIMO DIA 18 NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

 

VAMOS TODOS LUTAR CONTRA A ABSTENÇÃO, VAMOS TODOS MOSTRAR QUE DEFENDEREMOS SEMPRE O DIREITO AO VOTO LIVRE E UNIVERSAL.

 

Na história eleitoral em PORTUGAL o direito ao voto esteve muito longe de ser Universal e Livre.

 

O direito ao voto esteve restringido, excluindo grande parte da população Portuguesa, durante a grande maioria da história eleitoral, fosse pelo género fosse pela orientação política, fosse pelo grau de literacia ou até mesmo pelo próprio património ou falta dele.

 

Nunca deixou de existir eleições, mesmo durante o Estado Novo entre 1933 e 1974 existiram diversos atos eleitorais, contudo eram eleições condicionadas e sem liberdade.

 

Foi após a revolução de abril de 74 que efetivamente passamos a ter liberdade de voto e foi desde essa altura que o voto se foi tornando cada vez mais Universal.

 

Votar é o expoente máximo da democracia, é o poder dado ao povo para decidir o caminho a ser definido no contrato social que todos “assinamos” como sociedade tal como concebido por Jean-Jacques Rousseau.

 

Deixamos o Artigo 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos que atribui ao ser humano o maior dos poderes, definir o futuro das Sociedades dos Governos, da Humanidade.

 

Artigo 21

1. Todos os seres humanos têm o direito de tomar parte no governo do seu país diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.

2. Todos os seres humanos têm igual direito a aceder ao serviço público do seu país.

3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

VOTA, não deixes para os outros a decisão do teu futuro, vota com responsabilidade, vota com certeza da tua escolha.

VIVA A DEMOCRACIA

 

Justiça Respeito e Dignidade!!!