Informação a Todos os Trabalhadores da Segurança Privada a trabalhar no cliente Ministério do Trabalho (ACT – Segurança Social – IEFP)
Caros colegas,
Ontem dia 11/12/24, o STTEPS, ASSP e SUSP, voltaram a reunir com a DGERT, os representantes da Secretaria Geral do Ministério do Trabalho e a PowerShield, a fim de tentar resolver o diferendo existente quanto ao pagamento dos Subsídios de Natal dos trabalhadores envolvidos nesta Transmissão de Estabelecimento.
A DGERT conduziu todo este processo de forma exemplar, privilegiando como sempre o diálogo e apresentando possíveis soluções de entendimento.
A Secretaria do Ministério do Trabalho enquanto cliente, demonstrou sempre uma atitude conciliadora e de busca por um entendimento, no entanto, fez questão de vincar e bem, que caso tal não fosse possível a LEI teria que ser cumprida e não descartava qualquer cenário, inclusive um “rasgar” de contrato.
A PowerShield por sua vez, concordou com o pagamento dos proporcionais e colocou um ponto final no diferendo. Não podemos deixar por isso de louvar a atitude da PowerShield que tinha toda a legitimidade para “sacudir” responsabilidades e exigir o cumprimento da LEI no seu Artigo 285º, no entanto, foi sensível aos cerca de 365 trabalhadores que teriam um Natal menos feliz.
A PowerShield informou ainda que não descarta a colocação de uma acção em tribunal contra a PSG de forma a ser ressarcida dos valores pagos pelo incumprimento da LEI por parte da PSG.
O STTEPS congratula-se pelo acordo alcançado que veio trazer um Natal mais feliz a 365 famílias e enaltece a postura das três Associações Sindicais, DGERT, Secretaria Geral do Ministério do Trabalho e a PowerShield, que tudo fizeram tendo como base o diálogo social para que estes trabalhadores vissem os seus direitos garantidos.
Ficou mais uma vez comprovado que o CLIENTE é fundamental na resolução destes processos e que os mesmos devem decorrer num ambiente sereno, sem alarmismos, de forma a não trazer ainda mais pressão aos trabalhadores que por si só já estão ansiosos e preocupados.
O STTEPS continuará a acompanhar este e outros processos, sempre com o intuito da defesa dos direitos dos trabalhadores.
Em caso de dúvida não hesitem em contactar o STTEPS, seja por e-mail, WhatsApp, ou telefone, estamos sempre por perto.
Saudações Sindicais
A Direção Nacional
JUSTIÇA RESPEITO E DIGNIDADE!!!