Notícias

Práticas que podem configurar assédio e bullying no IPO Porto

Práticas que podem configurar assédio e bullying no IPO Porto

Aos trabalhadores da Iberlim no IPO Porto

O STTEPS, após o plenário realizado no local de trabalho, enviou um ofício à Iberlim, no dia 24 de abril de 2026, questionando a empresa sobre situações relacionadas com a falta de respeito e de urbanidade para com os trabalhadores de limpeza hospitalar.

Face à inexistência de qualquer resposta, e após vários contactos realizados, foi hoje solicitado um pedido de reunião ao Conselho de Administração do IPO Porto, com o objetivo de apresentar as nossas preocupações e debater as situações em causa.

Segundo os relatos de vários trabalhadores, têm ocorrido tratamentos que podem configurar a prática de assédio e bullying no local de trabalho.

O STTEPS defende justiça, respeito e dignidade para todos os trabalhadores e não aceitará práticas como gritos, insultos, agarrar trabalhadores pelo braço, encostar trabalhadores à parede, entrada nas instalações sanitárias ou nos balneários das senhoras enquanto as mesmas se encontram a fardar ou a desfardar, entre outras situações igualmente graves.

Estas práticas, segundo os relatos recebidos, estendem-se a toda a equipa de limpeza hospitalar, desde as trabalhadoras até às chefias.

Em véspera do 1.º de Maio, Dia do Trabalhador, o STTEPS reafirma que não aceitará este tipo de faltas de respeito, seja por parte das empresas prestadoras de serviços, seja por parte dos clientes.

O STTEPS reconhece como um dos grandes problemas do setor a postura de alguns clientes, assente em práticas de preços baixos e na desvalorização dos trabalhadores, o que acaba por ter sempre consequências para os mesmos, nomeadamente ao nível de incumprimentos e faltas de pagamento, entre outras situações.

Como se tal não bastasse, não podemos aceitar que o cliente usurpe funções que não lhe competem, tratando de forma indigna os trabalhadores das empresas prestadoras de serviços.

Os hospitais são, por natureza, locais de trabalho exigentes e difíceis. No entanto, tal não pode justificar que todos pretendam mandar nos trabalhadores de limpeza. Para além das chefias da empresa, querem mandar o médico, o enfermeiro, o auxiliar, o técnico superior de diagnóstico, os responsáveis pelos serviços hoteleiros e até os utentes. Isto acontece porque, demasiadas vezes, se olha para os trabalhadores de limpeza com uma enorme falta de respeito.

Os trabalhadores de limpeza podem não ser mais do que ninguém, mas também não são menos. O STTEPS estará sempre presente para lembrar que os trabalhadores de limpeza são tão importantes como qualquer trabalhador de qualquer outra profissão. Afinal, quanto tempo demoraria um hospital a encerrar sem limpeza?

O STTEPS aguardará até segunda-feira por uma posição do IPO Porto, que esperamos que seja de condenação e de resolução das práticas denunciadas. Caso contrário, as trabalhadoras da Iberlim no IPO Porto irão para a luta e terão o STTEPS ao seu lado.

Justiça Respeito e Dignidade

A Direção Nacional

Lucena & Lucena regulariza pagamentos e STTEPS suspende greve na próxima semana

A empresa Lucena & Lucena efetuou hoje o pagamento aos trabalhadores, encontrando-se também em processo de regularização das contribuições para a Segurança Social.

Perante esta evolução, o STTEPS decidiu suspender a greve prevista para a próxima semana, acompanhando de perto o cumprimento dos compromissos reforçados pela empresa.

O sindicato continuará atento à situação e reforçará que, caso voltem a existir problemas relacionados com a colaboração ou direitos laborais, os trabalhadores podem contar com o apoio do STTEPS.

 

JUSTIÇA, RESPEITO E DIGNIDADE!!!

Comunicado — 1.º de Maio

O STTEPS, no passado dia 15 de abril, solicitou à CGTP que, no final das manifestações, mas ainda no âmbito da respetiva organização, fossem criadas condições para a participação oficial dos sindicatos independentes enquadrados na manifestação da CGTP.

A CGTP não deu qualquer resposta ao nosso pedido, apesar de a comunicação enviada ter sido lida.

Perante a ausência de resposta, o STTEPS entende existir falta de abertura por parte da CGTP para acolher o apoio dos trabalhadores representados pelo STTEPS, bem como de outros sindicatos independentes que sabemos quererem participar nas mesmas comemorações do 1.º de Maio.

O STTEPS identifica-se com princípios como a Unidade/União, a Solidariedade e o Sindicalismo de Massas. Contudo, esse caminho só se torna verdadeiramente mais forte quando existe abertura para receber também a força dos sindicatos independentes.

O que pretendíamos era poder organizar os trabalhadores associados e simpatizantes do STTEPS num espaço devidamente enquadrado no movimento sindical. Na nossa última participação, o STTEPS ficou cercado de movimentos ideológicos controversos, que nada têm a ver com o sindicalismo e que aproveitam estas iniciativas para se manifestarem e divulgarem as suas ideias, (normalmente após a manifestação composta pelos sindicatos da CGTP). Esta situação gerou desconforto junto dos trabalhadores, que não compreenderam o motivo pelo qual estávamos organizados no meio de grupos sem qualquer enquadramento sindical e com posições que pouco ou nada representam o verdadeiro espírito do Dia do Trabalhador.

Assim sendo, o STTEPS irá iniciar um percurso com o objetivo de, por iniciativa própria, celebrar o 1.º de Maio, dia de todos nós, os Trabalhadores. Não é este o caminho que gostaríamos de seguir, pois é contrário aos princípios da Unidade, da Solidariedade e do Sindicalismo de Massas. No entanto, não nos resta alternativa, uma vez que os trabalhadores dos setores que representamos também querem celebrar o 1.º de Maio com o seu Sindicato, de forma organizada e longe de aproveitamentos políticos ou de movimentos que nada têm a ver com o sindicalismo.

Para 2027, o STTEPS irá avaliar a exequibilidade de realizar uma ação paralela, aberta a todos os sindicatos que se queiram juntar a nós. Pretendemos criar uma iniciativa onde os nossos associados e os trabalhadores dos setores que representamos tenham oportunidade de celebrar o seu dia, o Dia do Trabalhador, com o seu Sindicato, aquele que sentem que verdadeiramente os representa.

Apelamos, por isso, a todos os que queiram estar connosco e ajudar, que o façam. O nosso objetivo é unir, e não dividir.

Continuaremos sempre a lutar por Justiça, Respeito e Dignidade. Acreditamos que é através da Unidade, da Solidariedade e do Sindicalismo de Massas que conseguiremos alcançar estes objetivos com maior eficácia. Por esse motivo, esperamos da CGTP uma posição mais agregadora no futuro.

Assim, o STTEPS não irá participar de forma OFICIAL nas iniciativas da CGTP. Contudo, apelamos à participação de todos os Trabalhadores no 1.º de Maio, com a promessa de que tudo faremos para organizar, no próximo ano, uma ação onde todos os Trabalhadores e Sindicatos se possam unir num espaço de celebração do 1.º de Maio.

Este dia não pertence a uma organização em específico. Este é o dia de todas as organizações, de todos os sindicatos, mas, acima de tudo, é o Dia do Trabalhador, de Todos os Trabalhadores.

Viva o Dia do Trabalhador!
Viva o 1.º de Maio!

Justiça, Respeito e Dignidade

A Direção Nacional

Trabalho aos Domingos - Setor da Limpeza Industrial

Se és trabalhador(a) da Limpeza Industrial e trabalhas aos domingos, sabias que tens direito a receber um Acréscimo remuneratório de 16% sobre o teu vencimento base?

E sabias que, esse acréscimo tem que ser também pago na Retribuição de Férias, Subsídio de Férias e Subsídio de Natal, como estipulado na alínea C) do nº 3, e o nº 5 da Clausula 30ª do CCT-STTEPS/APFS, que diz o seguinte:

 

CCT STTEPS/APFS - Cláusula 30.ª

3. Nos casos previstos no número anterior, o trabalho aos domingos só poderá ser prestado desde que, cumulativamente, se verifiquem os seguintes pressupostos:

c) Acréscimo de 16% sobre a retribuição base mensal auferida no local de trabalho em que seja prestado trabalho aos domingos;

5. O acréscimo de 16% a que se refere a alínea c) do número 3, integra para todos os efeitos o pagamento do período de férias, subsídio de férias e do subsídio de Natal.

Saudações Sindicais,

A Direção Nacional

Justiça, Respeito e Dignidade!!!

Publicações mais vistas

STTEPS - Sindicato de Todos os Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviços – Vigilância, Limpeza, Manutenção, Call Center e Terceirização de Serviços.

Somos um Sindicato ligado aos sectores de Vigilância, Limpeza, Manutenção, Call Center e Terceirização de Serviços

Juntos somos mais fortes.
Junta-te a nós!

Ligações

Contacte-nos

Sede: R. de Oslo 91 - C. C. Londres 1 - AC 152, 4460-388 Sra. da Hora, Matosinhos *
Delegação: Rua Aquiles Machado n.º20 - Atelier, 2745-074 Olaias, Lisboa *
Email: geral@stteps.pt
Telemóvel: 936 716 696

*Atendimento presencial por marcação